Rotulagem nutricional: alterações para torna-la mais compreensível

    Estudos recentes têm confirmado que a alimentação inadequada é fator de risco global, desencadeando um elevado quadro de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Em função do contexto epidemiológico atual, mudanças são necessárias, sendo as informações nutricionais estratégias essenciais para promoção da alimentação adequada e saudável.
    Os rótulos atuais são incompreendidos pela população, por problemas principalmente como: identificação visual, confusão sobre a qualidade dos ingredientes, veracidade das informações, como também o uso de termos técnicos e matemáticos relativamente complexos.
    Em vista disso, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária discute, desde 2014, mudanças nas embalagens, com objetivo de tornar mais clara as informações sobre os teores de alguns ingredientes, como também facilitar a compreensão das principais propriedades nutricionais. Tal medida visa permitir que o consumidor possa fazer escolhas mais saudáveis e com isso reduzir o índice de obesidade no pais.
    Distintos modelos já foram propostos e analisados até o momento, mas atualmente duas opções estão sendo avaliadas e a Anvisa tem como proposito expor um modelo até o final do ano para consulta pública.
    A caltech está sempre de olho nessas novidades pois trabalha com desenvolvimento de tabelas nutricionais. Podemos ajudar você a se adequar nas regulamentações da ANVISA, a fim de tornar seu produto mais seguro.