Alimentos e nutrientes, qual a relação?

          Nos últimos anos foi visível a evolução em todos os campos da tecnologia, beneficiando imensamente o estudo de alimentos. Através de pesquisas e melhoramentos técnicos, descobriu-se a composição dos alimentos e como os mesmos influenciam no organismo dos seres vivos. A alimentação é vital para a nutrição e o suprimento do corpo humano, mas você sabe qual a diferença entre alimentos e nutrientes?
          Alimentos são substâncias que visam promover o crescimento e a produção de energia necessária para as diversas funções do organismo, podendo ser de origem vegetal,animal ou mineral. Já os nutrientes são substâncias que estão presentes nos alimentos, e são utilizados pelo organismo, sendo divididos em macronutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, e em micronutrientes, que são vitaminas e minerais.
          Ter uma alimentação balanceada e equilibrada aliada a bons hábitos, como a prática regular de atividade física, contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida em qualquer idade.
          Assim, uma excelente maneira de manter a dieta equilibrada é adquirir o hábito de checar a tabela nutricional presente nos alimentos comerciais, por estar informado lá a quantidade de cada nutriente presente no produto e o seu valor energético por porção.
          Dessa forma, é de grande importância que essa informação esteja disponível ao consumidor, além de ser obrigatória por lei ela possibilita o produto à alcançar maiores mercados. Por isso, se você quer comercializar algum produto, procura a Caltech, nós podemos te ajudar com isso!